Flex Sorocaba é reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como Farol Global de Tecnologia (Global Lighthouse)

Um dia Especial – Somos um Global Lighthouse!

Hoje é um dia muito especial para todos na Flex Brasil! A nossa operação matriz em Sorocaba foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF – World Economic Fórum) como uma Global Lighthouse (que significa Farol Global), atestando nossa liderança no uso avançado de tecnologias da Indústria 4.0 (4IR) em nosso negócio, nossa cadeia de fornecimento e nossa operação.

No mundo inteiro, com empresas de vários segmentos, apenas 114 fábricas foram reconhecidas como Global Lighthouses até hoje. Dentro da Flex, presente em mais de 30 países, somos o 2º site a alcançar esse marco, sendo o 1º nas Américas.

Este resultado mostra que estamos na direção correta, onde a tecnologia e inovação têm a missão de gerar crescimento econômico sustentável e criar um ambiente que promove a igualdade, o respeito e celebra as diferenças. Um lugar no qual nossas iniciativas mostram que o Brasil pode ser líder em inovação para a construção de um mundo mais resiliente, eficiente, inclusivo, sustentável e humano.

É nas tormentas que um Farol mostra seu valor

Não é a primeira vez que a humanidade enfrenta desafios e, atualmente, temos duas grandes aliadas: a ciência e a tecnologia. Aliadas para aumentar a expectativa de vida das pessoas, controlar o buraco na camada de ozônio, acelerar o desenvolvimento e produção de vacinas – que venceram a pandemia do COVID-19 – entre milhares de desafios que permitiram a humanidade evoluir de um grupo de caçadores coletores até nossa moderna civilização.

Os desafios deste século são enormes, mas é durante as tormentas que um Farol mostra seu real valor. Desenvolver novos modelos que aliem o crescimento econômico, com a retribuição social e a preservação e melhoria do meio ambiente, permitindo que a parcela excluída da sociedade participe da economia e que as organizações tenham no seu modelo de negócio e na sua fórmula de retorno de investimento além do valor financeiro o valor social e ambiental de suas iniciativas é, na minha visão, o grande desafio deste século.

Flex Sorocaba é Global Lighthouse!

Neste sentido nossa operação no Brasil, e em especial em Sorocaba, tem usado a tecnologia para gerar inovação, aumentando a competitividade do nosso ecossistema, mas principalmente para torná-lo mais humano e sustentável. É importante destacar que a tecnologia é somente o meio para que a inovação aconteça, é preciso que exista uma motivação nas pessoas para transformá-la em inovação. Por isso, na Flex Brasil acreditamos no potencial do nosso time na criação de soluções para uma manufatura mais inteligente e sustentável e, incentivamos o empoderamento das pessoas através da educação e do voluntariado.

Empoderamento pela educação através de uma cultura onde cada colaborador pode aprender, experimentar e inovar. Para isto expandimos nossos programas corporativos de Excelência em Negócios (Lean Manufacturing e Six Sigma) e de aceleração de desenvolvimento de carreira CAP (Capabilitiy Acceleration Program) criando novos espaços de desenvolvimento e aprendizagem, o DaVinci Lab, onde qualquer colaborador pode aprender a aplicar tecnologias da Industria 4.0 no seu dia a dia (Manufatura Aditiva, Automação, Programação de Robôs e Cobots, Simulação entre outras), o Espaço Cora Coralina, onde quem tem conhecimento pode dividi-lo com quem quer aprender e trocar experiencias e a nossa Academia de Tecnologia FTA (Flex Tech Academy), que oferece cursos de tecnologias avançadas (Computação em Nuvem, 5G, IoT, Inteligência Artificial, Computação Quântica) para nossos colaboradores e também para a Sociedade.

Empoderamento pelo voluntariado, oferecendo a todos oportunidades de unir e potencializar seus propósitos pessoais com os propósitos corporativos da Flex. Neste sentido criamos seis grupos de voluntariado (RaçasGeraçõesPCDMulheresLGBTIQIA+ e Vulnerabilidade) para juntos trabalharmos por um mundo mais igual nas oportunidades e de mais respeito e tolerância nas diferenças e onde todos possam ter chance e voz.

ELA+Tech – Projeto de Capacitação em Tecnologia para Mulheres na Flex

Assim aceleramos nossa transição do modelo linear de negócios para o modelo circular, onde tudo se reduz, reusa ou reaproveita e todo o resíduo e desperdício é eliminado e que também oferece novas oportunidades para pessoas e setores que antes não podiam participar da cadeia da alta tecnologia.

Flex Sorocaba – Ecossistema de Inovação e Sustentabilidade

Este ecossistema maximiza não só nossos resultados operacionais, mas também nosso impacto positivo na vida das pessoas e do meio ambiente e se reflete na forma que encaramos o desafio de sermos o parceiro de escolha de nossos clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade em geral.

  • Nossos clientes nos desafiam a sermos mais eficientes e criamos uma Fábrica Digital Integrada, onde respondemos em tempo real aos desafios da manufatura atingindo níveis elevados de qualidade e produtividade assim como referência na redução de perdas na produção.
  • Nós nos desafiamos todos os dias a ter um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e, para isso, criamos um Sistema de Saúde, Segurança e Bem-estar Digital Integrado exemplar, reconhecido como a melhor implementação de Saúde e Segurança em 2020 pelo RBA Compass Award;
  • O meio ambiente nos desafia a sermos sustentáveis e, como solução, criamos um Ecossistema Avançado de Economia Circular Resíduo Zero, referência mundial, onde eliminamos todo resíduo industrial e pós-consumo transformando tudo novamente em matéria prima para novos produtos;
  • O futuro nos desafia a sermos flexíveis e digitais, por isso, criamos um Escritório Potencializado pela Digitalização, que permite ao nosso time a focar no atendimento e satisfação do cliente e na análise estratégica dos negócios;
  • O mercado nos desafia a sermos resilientes e ágeis em toda cadeia de fornecimento e criamos uma Torre de Controle Avançada de Cadeia de Valor, capaz de dar visibilidade e previsibilidade para nossa cadeia de fornecimento, permitindo navegar com clareza em tempos complexos e voláteis. 

Essas inovações são resultado de centenas de iniciativas: investimentos em P&D, capacitação das pessoas, ideias no i9+, Kaizens, automações, digitalizações, simulações, novos modelos de negócios e muitas outras melhorias que foram implementadas nos últimos 10 anos. Mais do que tudo, são resultado do trabalho diário e da dedicação de cada um dos colaboradores da Flex Brasil!

Essa conquista reflete o nosso jeito de trabalhar no ecossistema Flex, a forma como aprendemos uns com os outros, comemoramos os dias felizes e sobrevivemos aos tristes. É sobre como seguimos em frente para continuar a crescermos juntos, influenciando positivamente uns aos outros com humanidade e respeito, construindo negócios que trazem oportunidades de crescimento profissional, mas também pessoal, impactando positivamente a cada um de nós, a Flex e ao mundo.

Este reconhecimento nos enche de orgulho, mas também aumenta nossa responsabilidade e humildade para continuarmos buscando soluções para os desafios que surgirem.

admin

admin

Leia Também

Sinctronics
nas redes

Artigos
recentes

Novidades

Seja o primeiro a receber novidades Sinctronics