Fábrica da Flex é admitida em rede global de aplicação de tecnologias inovadoras

A fábrica da Flex, em Sorocaba, foi admitida no Fórum Econômico Mundial, na rede Global Lighthouse. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pela própria empresa. A Flex informa que o reconhecimento é resultado da jornada de aplicação de tecnologias inovadoras da Indústria 4.0 implementadas na fábrica desde 2017, com ênfase em três frentes: sustentabilidade, nas pessoas e no crescimento econômico.

A rede Global Lighthouse é uma comunidade de manufatureiras que são líderes mundiais na aplicação e integração de tecnologias da Indústria 4.0 de ponta para maximizar a eficiência e competitividade em escala, transformar modelos de negócios e proteger o meio ambiente.

De acordo com a Flex, a planta em Sorocaba é a segunda fábrica da empresa no mundo a ser admitida na rede Global Lighthouse. A Flex informa ainda que, por meio de rigoroso processo de admissão, a empresa demonstrou como implantou iniciativas da Indústria 4.0 ao longo da cadeia de valor de ponta a ponta, para aumentar a agilidade e a eficiência operacional.

“A Flex inseriu profundamente a sustentabilidade em suas operações com um ecossistema de economia circular. As pessoas continuam sendo o foco, melhorando o engajamento por meio do desenvolvimento dos colaboradores e aumentando o bem-estar da equipe por meio de medidas digitais inovadoras de saúde e segurança. A satisfação do cliente também aumentou, proporcionando maior transparência e qualidade”, ressalta.

Ações inovadoras

Conforme a empresa, as ações que foram aplicadas na fábrica de Sorocaba são: capacitação de mais de 200 colaboradores no desenvolvimento e uso de ferramentas digitais e implementou soluções de Automação Robótica de Processos, eliminando tarefas repetitivas, resultando em uma redução de 38% no trabalho sem valor agregado, além de um aumento na satisfação de funcionários e clientes.

Implementou um sistema de gerenciamento de desempenho de fábrica digital habilitado para Internet das Coisas (IoT), conectado a 44 linhas de produção. Isso fornece dados em tempo real e transparência, resultando em redução de perda de material em 81% e um aumento na eficácia geral do equipamento de 23%.

Também desenvolveu um ecossistema de economia circular, incluindo logística reversa de resíduos eletrônicos, utilizando IoT e nuvem para rastreamento em tempo real, resultando em redução de 94% no desperdício de material e redução de 38% nos custos de material plástico. Isso reduziu a necessidade de recursos equivalentes a 44 mil créditos de carbono credenciados pela Canadian Standard Association (CSA).

Ainda criou uma linha digital de ergonomia de ponta a ponta com monitoramento em tempo real dos operadores, que são alertados quando precisa ser feita uma troca de função ou melhoria na ergonomia do posto de trabalho, para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores.

E implementou uma solução avançada de “supply chain” (cadeia de suprimentos) em tempo real para acelerar o fluxo de produtos, criando transparência sob demanda e permitindo a resiliência da cadeia de suprimentos.

“A fábrica da Flex em Sorocaba está liderando o caminho para o futuro da manufatura, aproveitando as tecnologias da Indústria 4.0 para alcançar não apenas eficiência e qualidade, mas também priorizando a sustentabilidade e o atendimento aos funcionários, que são elementos críticos para as fábricas da Global Lighthouse”, disse o head de Plataforma de Produção e Modelagem de Manufatura Avançada do Forúm Econômico Mundial, Francisco Betti.

“A Flex está focada em entregar excelência em manufatura para seus clientes e a fábrica em Sorocaba é um exemplo brilhante. Estamos honrados em ser reconhecidos como uma das primeiras fábricas da Global Lighthouse Network no Brasil”, disse Hooi Tan, presidente de Operações Globais e Cadeia de Suprimentos da empresa.

A CEO da Flex, Revathi Advaithi, participará como convidada especialista e palestrante em um painel virtual organizado pela rede Global Lighthouse, do Fórum Econômico Mundial, intitulado “Desbloqueando operações sustentáveis e centradas no ser humano, usando tecnologias da Indústria 4.0”, no dia 13 de outubro.

Já o vice-presidente de Operação da Flex Brasil, Leandro Santos, disse que os resultados são fruto de uma cultura de constante inovação da Flex, que tem sido reconhecida como empresa líder, nacional e internacionalmente, na área de manufatura avançada. “Hoje é um dia de gratidão, gratidão por poder conviver e trabalhar lado a lado com pessoas incríveis, que me inspiram todos os dias com sua humanidade, energia, paixão e alegria, que entregam sempre o máximo e colocam seu coração em tudo que fazem, e é isto o que nos torna realmente uma Global Lighthouse. Porque na era da tecnologia o mais importante é ser humano”, afirma.

Indústria 5.0

Para o vice-presidente de Operação da Flex Brasil, Leandro Santos, a 5ª Revolução Industrial, ou a Indústria 5.0, está próxima. “Na 5ª Revolução Industrial, a aplicação da tecnologia ganha propósito maior que o bem-estar do ser humano, e o crescimento econômico aparece como terceiro filtro de ideias e negócios e dá espaço para a retribuição social equilibrada, além da melhoria e preservação do meio ambiente. Na Indústria 5.0 o objetivo é criar o maior impacto positivo possível por meio da disseminação de novas tecnologias para potencializar o desenvolvimento econômico, o retorno social e a preservação do meio ambiente simultaneamente”, destaca. (Da Redação)

admin

admin

Leia Também

Sinctronics
nas redes

Artigos
recentes

Novidades

Seja o primeiro a receber novidades Sinctronics