Não se engane, existe muito trabalho duro por trás de qualquer inovação. Se a maioria das imagens de inovação são românticas, a realidade é que existe um esforço imenso para romper as barreiras já estabelecidas. Inovar não é pensar fora da caixa, é destruir a caixa e construir outra dez vezes melhor.
E construir caixas melhores dá muito trabalho. É preciso ter pessoas talentosas, conhecimento técnico, infraestrutura, recursos financeiros, disciplina e, acima de tudo, um propósito muito forte para orquestrar tudo isso.
É comum dizer que em períodos de guerra ou períodos de muita pressão surgem inovações importantes. E em 2020 não faltaram desafios. O balanço entre tragédia humana causada pelo Covid-19 e a tragédia humana causada pelos impactos econômicos da pandemia exigiu muito dos executivos e governantes. A capacidade de adapatar e melhorar foi colocada à prova mês após mês. É nesses momentos que conseguimos medir a capacidade real de inovação de empresas.
E a inovação pode acontecer de várias formas, seja em novos produtos, melhorias em produtos existentes, novas formas de produzir, novos serviços ou mesmo novos modelos de negócios.
Tive o privilégio de acompanhar de perto a fabricação de respiradores pela Flex. Entre a demanda inicial de apoiar os produtores locais e a fabricação do primeiro produto em nossa fábrica foram quatro semanas. Isso mesmo, quatro semanas para fabricar algo que nunca tínhamos visto. Sem dúvida um tipo de inovação importante. Já seria uma coisa extraordinária se fosse um produto dentro dos negócios tradicionais da empresa, mas o caso foi bem diferente, exigiu o conhecimento de uma cadeia de fornecimento totalmente diferente, certificação ANVISA, ajuste de infraestrutura e muitas outras coisas.
Mas não parou aí, também desenvolvemos em parceria com a ABDI um portal para orientar sobre a utilização dos respiradores. Afinal, existia um potencial gargalo também na capacitação de profissionais.
Algumas lições ficaram claras. A primeira delas é que isso tudo não teria acontecido se não existisse um propósito muito claro e uma vontade profunda de ajudar pessoas. Foi a nossa maneira de colaborar em um período que os grandes heróis foram os profissionais da saúde.
Mas só a intenção de multiplicar a capacidade de fabricação de respiradores por dez, sem outras condições estruturais não teria dado resultado. É aí que grande parte das inovações falha.
Analisando o nosso caso, claramente tivemos uma participação determinante de fatores viabilizadores:
Conhecimento: existia uma equipe com conhecimento profundo de cada etapa do negócio, seja na cadeia de suprimentos, logística, qualidade, produto, produção e serviços. Conhecimento encurta caminhos;
Diversidade: A equipe atuou como um time só, discutindo de forma aberta, independente se eram fornecedores, fabricante ou parceiros. O grupo era bastante diverso, incluindo profissionais da Flex, FIT, Klabin, Suzano, ABDI, entre outros. A diversidade de perfis na equipe garantiu um número pequeno de falhas.
Infraestrutura: existia uma ótima infraestrutura disponível para fabricação, uma estrutura modular, segura, escalável e com equipamentos para as atividades industriais básicas. Em um momento de crise, ter que gastar tempo para construir infraestrutura poderia ter significado o fracasso do programa. Não é à toa que em tempos difíceis, guerras, por exemplo, os governos peçam ajuda às grandes indústrias;
Entregas frequentes: Existia uma cobrança diária por entregas. Cada dia era importante, não importando se domingo ou feriado. Isso permitiu que pequenos desvios fossem corrigidos rapidamente e que novas soluções fossem incorporadas dia a dia no programa.
Relevância e propósito: Nada teria acontecido sem o propósito de ajudar. Centenas de pessoas puderam canalizar suas energias para algo que pudesse ajudar o país e salvar vidas. Foi o propósito que viabilizou todos os outros fatores.
Quando olhamos para o dia a dia, os mesmo fatores são essenciais para qualquer inovação. Mesmo uma inovação simples precisa de tudo isso. Os fatores só são mais evidentes em uma condição como a de 2020.
O ecossistema da Flex no Brasil tem se preparado para fortalecer o ambiente de inovação no Brasil. Se o propósito e o conhecimento do produto vem dos inovadores, a infraestrura, a diversidade de pensamento e os métodos ágeis são nosso forte.
Nota: O ponto de vista expresso aqui é meu e não necessariamente o ponto de vista da Flex.