Sinctronics é vencedor do Prêmio EcoAmcham 2015

27 de Novembro de 2015

A categoria Sustentabilidade em Processos reconheceu o projeto do Sinctronics que torna possível a economia circular na cadeia de eletroeletrônicos.

Reconhecido como o principal prêmio em Sustentabilidade empresarial, no Brasil, o Prêmio Eco chega a sua 33ª edição e revela uma jovem empresa que trás uma prática inovadora para o tratamento de resíduos eletroeletrônicos e vence em sua primeira participação em prêmios.

O Sinctronics apresentou uma nova maneira de se tratar este tipo de resíduo e mostrou como a economia circular pode ser o melhor caminho para possibilitar negócios mais sustentáveis. Segundo esta prática, o conceito de lixo deixa de existir e o que antes era resíduo, se torna matéria prima que dá origens à novos produtos.

Para Daniele Aiach, diretora de Eventos da Amcham, “O prêmio tem reunido os melhores exemplos de sustentabilidade empresarial realizados no país, ao longo de três décadas. Nesse período, mobilizou 2.117 companhias nacionais e multinacionais, responsáveis por inscrever 2.630 projetos. “Com essa trajetória, o prêmio acompanha a evolução da sustentabilidade empresarial no país e sinaliza suas tendências”.

Em seu projeto, o Sinctronics mostrou como um produto eletroeletrônico pode ter sua vida renovada, após seu consumo e, seguindo o exemplo da natureza, serve de matéria prima para novos produtos ao invés de se tornar resíduo. Esta prática, além de mais sustentável para o meio ambiente, também é mais sustentável para os negócios, uma vez que recursos naturais são cada dia mais escassos e a necessidade de gerar riqueza para o país é cada dia mais urgente, a maneira como produzimos não pode continuar a mesma.

Durante muitos anos, vivemos na linearidade, onde a extração é o início de todo produto e o descarte é seu fim mais provável. Porém, esta forma de negócio não se sustenta mais neste cenário criado por ela mesma. A transição para a economia circular, que aumenta o tempo de vída útil dos produtos ou até acaba com a necessidade do descarte, precisa acontecer com urgência. No projeto do Sinctronics fica claro que, com tecnologia, disposição e um pouco de ousadia, todo material pode ser transformado e este ciclo não precisa ter fim.

Modalidades

As empresas podem concorrer em duas modalidades: Elis (Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade), que analisa toda gestão das empresas ou na modalidade Práticas de Sustentabilidade com Sustentabilidade em Produtos ou Serviços ou Sustentabilidade em Processos. Esta última foi a que premiou o Sinctronics.

Todas as empresas públicas, privadas ou de economia mista podem se candidatar. A Amcham recebe as inscrições e os cases, monta uma banca de jurados, especializados no assunto sustentabilidade empresarial e sem vínculo com as empresas participantes. São eles quem analisam os projetos e dão notas obedecento a uma lista de requisitos. Pelos menos 3 jurados avaliam cada trabalho.